domingo

Fiquem com mais um Blues Man: Sonny Boy Williamson (ou seriam dois?)

Devemos deixar bem claro que existiram dois negros do blues com o mesmo nome artístico.


O primeiro se chamava John Lee Williamson. O cara nasceu em 1914 no condado de Madison, aprendeu a tocar gaita sozinho e saiu tocando por aí a fora através de caronas e de viagens com amigos. Morreu em 1948 vítima de um assalto em Chicago. Famoso pelo seu jeito de tocar gaita, foi apreciado por diversos nomes conhecidos da época, como Muddy Waters e Big Bill Broonzy.
Já fez muito sucesso logo com sua primeira gravação, a "Good Morning, School Girl".

Já o segundo Sonny Boy se chamava Aleck Ford. Nasceu em 1899 (ou seja, era 14 anos mais velho que o outro) no estado de Mississippi. Aos 5 anos de idade, Aleck aprendeu a tocar gaita sozinho e foi de festa e festa usando o nome de Little Boy Blue e não parou mais, assim como seu antecessor, ele saiu pelo mundo de carona espalhando o seu blues, mais precisamente pela fronteira dos estados de Mississippi e Arkansas.
Começou a usar o nome de Sonny Boy Williamson em 1941 juntamente de Lockwood num programa de rádio na cidade de Helena. O então Sonny Boy adotou a técnica do antecessor e a desenvolveu ainda mais, como podem ver abaixo:

Juntamente de Muddy Waters (assim como o antecessor), Sonny Boy fez sucesso na Inglaterra conduzindo o público do jazz para o seu Blues.
Tocou com diversas bandas, inclusive com The Animals.

O segundo Sonny Boy foi o que mais fez sucesso e gravou discos, então se você for pesquisar pelo nome, é bem provável que encontre primeiramente noticias e/ou músicas do Aleck Ford.

Espero ter acrescentado algo útil na vida de vocês :)

Boa segunda à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário